O que é ejaculação retardada?
A ejaculação está associada ao orgasmo, mas são dois processos fisiológicos separados. Embora seja possível alcançar o orgasmo sem ejacular, você não pode ejacular se não atingir o orgasmo1.
A ejaculação retardada é o termo comumente usado para condições que resultam em dificuldades para atingir o orgasmo e ejacular.
Na verdade, não sabemos quantos homens têm ejaculação retardada, mas provavelmente está entre 1 em cada 5 e 1 em cada 502.
A ejaculação retardada é mais provável de ocorrer se você tiver condições de saúde específicas ou tomar tipos específicos de medicamentos.
Sintomas da ejaculação retardada
A ejaculação retardada é diagnosticada se você levar muito tempo para atingir o orgasmo ou não atingir o orgasmo de forma alguma, mesmo que deseje e esteja tentando, e estiver chateado ou enfrentando problemas de relacionamento por causa disso.
Causas da ejaculação retardada
O orgasmo e a ejaculação são ambos controlados pelo sistema nervoso, portanto, questões psicológicas e físicas que afetam a atividade nervosa necessária podem contribuir para a ejaculação retardada3.
Exemplos de razões psicológicas para a ejaculação retardada incluem:
- Ansiedade de desempenho
- Conflito religioso
- Medo de gravidez, intimidade ou abandono.
Causas físicas da ejaculação retardada podem incluir:
- Anormalidades no desenvolvimento do sistema reprodutivo
- Danos nervosos causados por diabetes ou cirurgia
- Envelhecimento
- Problemas hormonais.
A forma como alguns homens se masturbam pode afetar sua capacidade de atingir o orgasmo e ejacular com seus parceiros sexuais4.
Antidepressivos e medicamentos para ajudar a controlar a pressão sanguínea estão entre os medicamentos que podem atrasar a ejaculação3.
Quanto mais problemas médicos você tiver, mais provável é que você tenha ejaculação retardada. O estresse e o cansaço também aumentam sua chance de ejaculação retardada5.
Diagnóstico da ejaculação retardada
As razões para a ejaculação retardada variam de pessoa para pessoa e podem ser bastante complicadas. Seu médico pode precisar realizar um exame físico, fazer algumas perguntas e realizar alguns testes para determinar a melhor maneira de tratar sua ejaculação retardada.
Tratamento da ejaculação retardada
Existem vários medicamentos que podem ser usados para tratar a ejaculação retardada, mas a estimulação vibratória do pênis e aconselhamento geralmente são eficazes.
Se a causa da sua ejaculação retardada for psicológica, falar com um terapeuta sexual pode ajudar.
Efeitos da ejaculação retardada na saúde
A ejaculação retardada pode causar depressão ou ansiedade e ter efeitos negativos no relacionamento com seu parceiro1.
A ejaculação retardada pode ser tratada com sucesso, mas, como é um problema tão complexo, é difícil saber quanto tempo pode levar e quão bem-sucedido será o tratamento.
O que fazer em relação à ejaculação retardada
Se você às vezes leva muito tempo para atingir o orgasmo e ejacular, mas isso não incomoda você nem seu parceiro, provavelmente não precisa se preocupar muito com isso. No entanto, ainda pode valer a pena mencionar ao seu médico, para que eles possam manter um registro completo de sua saúde e bem-estar.
Se problemas com o orgasmo ou a ejaculação estiverem incomodando você, é melhor procurar um médico mais cedo do que tarde.
Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.
Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.