O que são hormônios?
Hormônios são mensageiros químicos produzidos por glândulas no seu corpo, que são transportados pelo sangue para atuar em outros órgãos do corpo. Você precisa de hormônios para o crescimento, reprodução e bem-estar.
Saiba mais sobre o sistema reprodutor masculino.
Por que o cérebro é importante para a reprodução masculina?
A glândula pituitária e o hipotálamo, localizados na base do seu cérebro, controlam a produção dos seus hormônios masculinos e esperma. O hipotálamo produz o hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), que controla a liberação de outros hormônios da sua glândula pituitária. Os hormônios da pituitária viajam pelo seu sangue para fazer mudanças nos seus testículos.
O que são andrógenos?
Andrógenos são hormônios sexuais masculinos que aumentam na puberdade. Você precisa deles para se desenvolver em um adulto sexualmente maduro capaz de se reproduzir.
O que é testosterona?
A testosterona é o andrógeno mais importante (hormônio sexual masculino). Você precisa dela para ter uma função reprodutiva e sexual normal. A testosterona é importante para as mudanças físicas que ocorrem durante a puberdade, como o desenvolvimento do pênis, testículos, pelos faciais e corporais, e crescimento muscular. A testosterona age nas células dos seus testículos para produzir espermatozoides. A testosterona também é importante para uma boa saúde geral. Ela auxilia no crescimento dos ossos e afeta seu humor e desejo sexual. Parte da testosterona é convertida em estrogênio, o hormônio sexual feminino, e isso é importante para a saúde dos ossos.
Onde a testosterona é produzida?
A testosterona é principalmente produzida nos seus testículos. Uma pequena quantidade de testosterona também é produzida pelas glândulas adrenais, que são pequenas glândulas localizadas no topo dos seus rins.
Como os hormônios controlam os testículos?
A glândula pituitária e o hipotálamo, localizados na base do cérebro, controlam a produção de hormônios e espermatozoides. Seu hipotálamo produz o hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), que controla a liberação de outros hormônios da glândula pituitária. O hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) são os dois importantes hormônios mensageiros produzidos pela glândula pituitária, que atuam nos seus testículos para produzir testosterona e espermatozoides.
O que acontece com a testosterona no sangue?
Conforme a testosterona se move pelo seu corpo no sangue, ela é convertida ou metabolizada em outros hormônios sexuais, estradiol e dihidrotestosterona (DHT). O estradiol, conhecido como hormônio sexual feminino, também é importante para a saúde dos ossos e para prevenir a osteoporose. A DHT é um andrógeno poderoso que é produzido a partir da testosterona em algumas partes do seu corpo, como pele e próstata.
Como os níveis de testosterona mudam ao longo do dia?
Os níveis de testosterona no seu sangue mudam ao longo do dia. A sua testosterona está no seu nível mais alto por volta do momento em que você acorda e no nível mais baixo cerca de 12 horas depois. Esse padrão ao longo do dia é chamado de “ritmo diurno” e ocorre normalmente em muitos dos sistemas hormonais do seu corpo.
Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.
Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.