O que é a ejaculação dolorosa?
A dor após a ejaculação geralmente vem das partes do seu corpo envolvidas na ejaculação do sêmen (a próstata, testículos, epidídimo, ducto deferente, vesículas seminais, ducto ejaculatório, glândulas bulbouretrais e/ou pênis).
Acredita-se que a ejaculação dolorosa afete de 1 em cada 10 a 1 em cada 100 homens, mas a verdadeira incidência é desconhecida, porque alguns homens afetados provavelmente não mencionam ou procuram ajuda.
Algumas condições aumentam sua probabilidade de experimentar ejaculação dolorosa. As taxas de ejaculação dolorosa estão entre 1 em cada 3 a 1 em cada 10 homens que têm sintomas do trato urinário inferior (LUTs), e quanto piores forem os sintomas, maior a probabilidade de dor1. Cerca de 1 em cada 5 homens com hiperplasia prostática benigna (HPB) e mais de 1 em cada 2 com prostatite têm ejaculação dolorosa1. As taxas são mais altas em homens com síndrome de dor pélvica crônica (até 75%)2.
Ejaculação dolorosa afeta cerca de 1 em cada 5 homens que fizeram cirurgia de próstata1.
Causas da ejaculação dolorosa
A ejaculação dolorosa pode ser causada por:
- Prostatite
- Dor nos nervos e músculos
- Pedras bloqueando o ducto ejaculatório
- Os efeitos de cirurgia ou radioterapia
- Algumas infecções sexualmente transmissíveis
- O uso de antidepressivos.
Pode haver uma causa psicológica para a ejaculação dolorosa em alguns homens2.
Tratamento da ejaculação dolorosa
Existem medicamentos disponíveis para tratar a ejaculação dolorosa.
Procedimentos cirúrgicos ou transuretrais para remover pedras que bloqueiam o ducto ejaculatório podem aliviar eficazmente os sintomas se esse bloqueio for a causa da sua ejaculação dolorosa.
Se a irritação do nervo for a causa da sua ejaculação dolorosa, minimizar o tempo que você passa sentado pode ajudar.
Seu médico pode ajudá-lo a descobrir o que está causando suas ejaculações dolorosas e encontrar um tratamento adequado.
Efeitos da ejaculação dolorosa na saúde
Aproximadamente 90% dos homens com ejaculação dolorosa consideram isso um problema sério1.
Se o tratamento de sua ejaculação dolorosa não for eficaz, você deve discutir outras opções com seu médico. A ejaculação dolorosa pode desaparecer por si mesma após um a dois anos, mas é um longo período de espera para algo que pode afetar seriamente o seu bem-estar.
O que fazer em relação à ejaculação dolorosa
É improvável que haja algo que você possa fazer sem a ajuda do seu médico para aliviar sua ejaculação dolorosa, portanto, a melhor opção é marcar uma consulta para vê-lo o mais rápido possível.
Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.
Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.