O que é ejaculação retrógrada?
A ejaculação retrógrada é quando você tem um orgasmo e o sêmen flui para trás e entra na bexiga, em vez de ir para frente, para fora, através do pênis.
A prevalência de ejaculação retrógrada entre todos os homens não é conhecida, mas cerca de 1 em cada 200 homens com problemas de fertilidade têm essa condição1.
A ejaculação retrógrada é mais provável de ocorrer em indivíduos que:
- Usam alguns tipos de medicamentos
- Passaram por alguns procedimentos cirúrgicos
- Têm condições médicas que afetam a função nervosa1
Sintomas de ejaculação retrógrada
Se você tem ejaculação retrógrada, pode notar que tem muito pouco ou até mesmo nenhum ejaculado quando atinge o orgasmo. Você também pode perceber que sua urina fica turva ao urinar depois do orgasmo2.
Causas da ejaculação retrógrada
Normalmente, quando você tem orgasmo e ejacula, o músculo na base da bexiga se contrai para que o sêmen na uretra siga para fora através do pênis. Se isso não ocorrer, ou se o músculo não fechar completamente a saída da bexiga, o sêmen pode fluir ‘para trás’ para dentro da bexiga.
Isso pode ser causado por várias coisas, incluindo:
- Alguns medicamentos, incluindo alguns tipos de antidepressivos e medicamentos usados para tratar sintomas urinários associados à hiperplasia prostática benigna (HPB) 2
- Condições neurológicas como esclerose múltipla, doença de Parkinson e acidente vascular cerebral
- Procedimentos cirúrgicos que afetam os nervos envolvidos no orgasmo e ejaculação
- Danos nervosos devido à diabetes
- Cirurgia para tratar a HPB2,3
Em alguns casos, existem causas anatômicas para a ejaculação retrógrada (por exemplo, anomalias de desenvolvimento) 2.
Diagnóstico da ejaculação retrógrada
Para diagnosticar a ejaculação retrógrada, seu médico fará algumas perguntas, realizará um exame e solicitará uma amostra de urina coletada após o orgasmo. Essa amostra, incluindo qualquer sêmen presente, será enviada a um laboratório especializado para análise.
Imagens médicas podem ser usadas para procurar bloqueios possíveis no sistema reprodutor que impedem a passagem do sêmen, ou razões pelas quais a produção de sêmen pode estar sendo afetada.
Tratamento da ejaculação retrógrada
A ejaculação retrógrada é geralmente tratada com sucesso com medicamentos em forma de comprimidos3, mas esses medicamentos podem causar efeitos colaterais. A cirurgia raramente é usada para tratar a ejaculação retrógrada.
Impacto da ejaculação retrógrada na saúde
A ejaculação retrógrada não tem implicações graves para a saúde, mas pode reduzir a fertilidade.
Se a fertilidade for afetada pela ejaculação retrógrada e os medicamentos não forem eficazes, existem várias formas de coletar o esperma para uso em fertilização in vitro (FIV).
O que fazer em relação à ejaculação retrógrada?
Se você tiver um volume muito pequeno (menos de 1-2 ml) de ejaculado ou nenhum ejaculado, deve procurar seu médico. Embora a ejaculação retrógrada em si não seja um problema de saúde grave, pode ser causada por condições que requerem tratamento.
Se você tiver ejaculação retrógrada e estiver tendo dificuldade para conceber uma gravidez, seu médico pode encaminhá-lo a alguém que possa ajudar.
Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.
Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.