O que é balanite e balanopostite?
Balanite é o termo médico usado para inflamação da glande do pênis (a cabeça do pênis). Balanopostite refere-se à inflamação tanto da cabeça quanto da pele que recobre o pênis.
Balanite não é a mesma coisa que líquen escleroso, que também é conhecido como BXO (balanite xerótica obliterante).
A balanite afeta entre 1 em cada 3 a um pouco mais de 1 em cada 10 homens em algum momento de suas vidas. A balanopostite afeta apenas aqueles não circuncidados e ocorre em cerca de 1 em cada 17 pessoas.
A balanite ocorre mais comumente em meninos com menos de 4 anos (1 em 25) e em homens não circuncidados (1 em 30)1.
Sintomas de balanite
Se você tiver balanite ou balanopostite, poderá sentir dor no pênis, inchaço e/ou vermelhidão na cabeça do pênis.
Causas de balanite
A infecção fúngica é a causa mais comum de balanite, mas a irritação da cabeça do pênis é a causa mais comum de casos leves da doença2.
O fungo mais frequentemente encontrado em casos de balanite (Candida albicans) é comum, mas nem sempre causa problemas. A higiene precária em homens não circuncidados pode levar a infecções associadas à balanite1.
Outras causas de balanite incluem:
Infecção por outros fungos, bactérias e vírus
Irritantes químicos
Alergias
Condições de saúde como insuficiência cardíaca, obesidade e diabetes.
A balanite é mais comum em homens não circuncidados do que naqueles que são, sugerindo que a circuncisão protege contra a doença3.
Diagnóstico de balanite
Balanite e balanopostite são geralmente diagnosticadas examinando o pênis. Em alguns casos, uma biópsia pode ser necessária para identificar uma causa subjacente. Causas de balanite que precisam ser excluídas durante o diagnóstico, ou tratadas, incluem doenças da pele como eczema, psoríase e dermatite.
Tratamento de balanite e balanopostite
Aplicar um creme antifúngico por algumas semanas é o tratamento usual para balanite. Seu médico pode sugerir o uso de um creme esteroide leve também.
Medicamentos antifúngicos por via oral podem ser prescritos em casos mais graves de balanite ou balanopostite.
Se parecer haver uma infecção bacteriana associada à sua balanite, seu médico pode prescrever um antibiótico.
Em alguns homens, a balanite ou balanopostite podem recorrer ou persistir após o tratamento.
Se você sofrer de balanite persistente ou recorrente, seu médico pode sugerir que você considere a circuncisão.
Prevenção de balanite
A boa higiene é a maneira mais fácil de minimizar suas chances de balanite. Mas se você tiver balanite, lavar com sabonete com muita frequência pode piorar a situação.
Efeitos da balanite na saúde
É importante identificar a causa subjacente da sua balanite. Em muitos casos, melhorias simples na higiene podem ser suficientes para evitar que ela volte após um tratamento bem-sucedido.
Consultar seu médico mais cedo do que tarde minimizará as chances de complicações da balanite, que podem incluir:
• Úlceras
• Estreitamento da uretra
• Problemas potencialmente graves no prepúcio, como fimose e parafimose
• O desenvolvimento de câncer1
Se você tiver um sistema imunológico comprometido devido à idade, HIV ou outras causas, uma infecção grave pode resultar dos microrganismos que causam a balanite1.
A balanite está associada a um risco maior do que o normal de câncer de pênis, mas o risco ainda é muito baixo.
O que fazer sobre balanite?
Se o seu pênis estiver dolorido, vermelho ou inchado, consulte seu médico o mais rápido possível para descartar causas potencialmente graves, receber tratamento eficaz e evitar complicações.
Os microrganismos que causam a balanite podem ser transmitidos entre você e seu(s) parceiro(s) sexual(is), portanto, você deve incentivá-los a consultar seu médico também.

Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.

Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com