O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é causado pelo crescimento anormal das células que compõem o tecido mamário. Os homens possuem uma pequena quantidade de tecido mamário, então é possível que eles desenvolvam câncer de mama, mas essa é uma condição muito mais rara em homens do que em mulheres.
É importante lembrar que a maioria dos caroços mamários que ocorrem em homens não é câncer.
O câncer de mama em homens tem algumas semelhanças com o câncer de mama em mulheres, mas existem algumas diferenças biológicas que podem afetar a escolha dos tratamentos1.
O câncer de mama ocorre em cerca de 12 homens australianos por milhão a cada ano2 e representa cerca de um em cada 170 novos casos de câncer3.
A incidência de câncer de mama em homens australianos está aumentando lentamente, com cerca de 165 novos casos esperados em 20214.
Sintomas do câncer de mama
O câncer de mama em homens geralmente é percebido como um caroço indolor atrás do mamilo e da aréola (o anel de pele pigmentada ao redor do mamilo), porque é onde o tecido mamário é encontrado4.
Outros sinais de câncer de mama em homens podem incluir:
• Retração do mamilo
• Uma ferida aberta (úlcera)
• Sangramento pelo mamilo (mais raro5).
Na maioria dos casos, o câncer de mama ocorre apenas em uma mama6.
Causas do câncer de mama
A chance de desenvolver câncer de mama é afetada pela genética7 e pela idade4.
O risco de câncer de mama em homens é aumentado por:
• Histórico familiar de câncer de mama
• Exposição à radiação
• Idade avançada
• Condições que afetam o equilíbrio entre andrógenos e estrogênios (incluindo síndrome de Klinefelter, obesidade e tratamento com estrogênio para câncer de próstata ou afirmação de gênero)3,7.
Diagnóstico do câncer de mama
Se o seu médico suspeitar que as alterações em seu peito possam ser câncer de mama, ele geralmente o encaminhará para um raio-X ou ultrassom, e às vezes uma biópsia8.
Tratamento do câncer de mama
A cirurgia para remover o tecido mamário, o mamilo e a aréola é geralmente o primeiro passo no tratamento do câncer de mama em homens9.
O tratamento com tamoxifeno (um medicamento que afeta a ação dos estrogênios) por pelo menos cinco anos após a cirurgia é comumente recomendado. A quimioterapia ou radioterapia é usada em alguns casos se houver uma possibilidade significativa de que o câncer tenha se espalhado8,9.
Efeitos do câncer de mama na saúde
A monitorização a longo prazo é necessária para todas as pessoas que tiveram câncer de mama devido ao risco de recorrência9.
O câncer de mama frequentemente é diagnosticado em estágio mais avançado em homens do que em mulheres. Por causa disso, os resultados podem ser piores para os homens. No entanto, quando comparado com a idade do paciente e a gravidade da doença, o risco de morte por câncer de mama não é diferente entre os gêneros7.
O que fazer em relação ao câncer de mama
Se você perceber alterações em seu peito, especialmente um caroço no mamilo ou na aréola, consulte seu médico imediatamente, pois o diagnóstico precoce do câncer de mama ajudará a obter o melhor resultado.
Você não deve presumir que quaisquer alterações em seu tecido mamário sejam benignas.