O que é diabetes?

Diabetes é uma condição em que você tem muito açúcar (especificamente, um açúcar chamado glicose) em seu sangue.

A insulina é o hormônio que reduz os níveis de açúcar no sangue. O diabetes se desenvolve quando o pâncreas (a glândula que produz insulina) não consegue produzir insulina, ou quando seu corpo não responde à insulina. Sem insulina suficiente, os níveis de açúcar no sangue aumentam, o que leva ao diabetes.

Se não for detectado ou não for controlado, o diabetes pode causar sérias complicações de saúde a curto e longo prazo.

Quais são os diferentes tipos de diabetes?

Existem dois principais tipos de diabetes.

O diabetes tipo 1 pode começar em qualquer idade, mas geralmente começa na infância ou na juventude. Se você tem diabetes tipo 1, seu corpo não pode produzir insulina suficiente, e você deve tomar insulina extra todos os dias.

Aproximadamente 85% das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 2. O diabetes tipo 2 está relacionado à dieta, falta de exercício, excesso de peso e histórico familiar. Se você tem diabetes tipo 2, seu pâncreas não produz insulina suficiente, e a insulina que ele produz não funciona corretamente. Isso significa que seu corpo não consegue controlar seus níveis de açúcar no sangue.

Como posso prevenir o diabetes?

O diabetes tipo 1 não pode ser prevenido. No entanto, o diabetes tipo 2 pode ser prevenido por meio de um estilo de vida saudável, incluindo atividade física regular, uma dieta equilibrada e manter o peso em uma faixa saudável para você.

Quais problemas de saúde são causados pelo diabetes?

Se o diabetes não for detectado ou não for controlado, pode reduzir sua expectativa de vida.

O diabetes pode causar cegueira, insuficiência renal, danos nos nervos, redução da circulação sanguínea e aumentar a chance de ataque cardíaco e derrame. Se você tem diabetes, também tem uma chance maior de desenvolver problemas de saúde sexual e reprodutiva, incluindo:

  • Disfunção erétil
  • Baixos níveis de testosterona
  • Baixo desejo sexual
  • Ejaculação retrógrada (o esperma flui de volta para a bexiga)
  • Inflamação da cabeça do pênis (balanite).

O que posso fazer?

Falar com um médico sobre problemas de saúde sexual e reprodutiva é particularmente importante se você tiver diabetes. Você pode conversar com seu médico sobre mudanças no estilo de vida ou outras maneiras de controlar seus níveis de açúcar no sangue. Se for adequado para você, seu médico pode encaminhá-lo a um especialista ou terapeuta sexual.

Diabetes e disfunção erétil

Se você está tendo dificuldade em obter ou manter uma ereção, isso é chamado de disfunção erétil. Não é uma doença, mas um sintoma de outro problema, que pode ser físico, psicológico ou uma combinação de ambos.

A disfunção erétil é muito comum.

Quão comum é a disfunção erétil em homens com diabetes?

A disfunção erétil é mais comum em homens com sobrepeso ou que têm doença cardíaca, pressão alta ou colesterol alto. Essas condições são comuns em pessoas com diabetes.

Se você tem diabetes, tem o dobro de chances de ter problemas de ereção.

 

Como posso prevenir a disfunção erétil com diabetes?

A disfunção erétil é mais provável de ocorrer quando os níveis de açúcar no sangue não estão bem controlados. Manter os níveis normais de açúcar no sangue e lipídios sanguíneos (colesterol e triglicerídeos) é importante para prevenir danos nos nervos e vasos sanguíneos do pênis.

Não fumar e beber menos álcool também podem ajudar a prevenir problemas de ereção.

Como é tratada a disfunção erétil com diabetes?

Primeiro, você precisa se concentrar no diabetes e em quaisquer outras condições relacionadas, como pressão alta.

Uma vez que seu diabetes esteja adequadamente controlado, o primeiro tratamento para problemas de ereção é geralmente um medicamento oral, como o Viagra. Se você tem diabetes, este medicamento tem cerca de 50% de chance de funcionar. Se os medicamentos orais não funcionarem, existem outros tratamentos que você pode explorar, incluindo injeções no pênis e cirurgia.

Diabetes e baixa testosterona

A baixa testosterona (ou deficiência de testosterona) ocorre quando seu corpo não consegue produzir testosterona suficiente para funcionar normalmente. A testosterona é um hormônio chave importante para a função reprodutiva e sexual normal.

Se você tem diabetes tipo 2, baixos níveis de testosterona são um problema comum. Você tem mais chances de ter problemas de testosterona se for diabético e se também estiver acima do peso.

Baixos níveis de energia, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, redução da força muscular e baixo desejo sexual podem ser sintomas de baixa testosterona. Esses sintomas muitas vezes se sobrepõem aos de outras doenças.

Como o diabetes causa baixa testosterona?

Existe um hormônio produzido no cérebro chamado hormônio luteinizante (ou LH) que os testículos usam para produzir testosterona. Os altos níveis de açúcar no sangue em homens com diabetes podem afetar a quantidade de LH que o cérebro libera, o que significa que os testículos não podem produzir testosterona suficiente.

A baixa testosterona pode ser prevenida em homens com diabetes?

Manter um peso saudável e fazer exercícios regulares para controlar os níveis de açúcar no sangue pode manter seus níveis de testosterona normais.

Como a baixa testosterona é tratada em homens com diabetes?

Se você tem diabetes e baixa testosterona, deve receber tratamento para o diabetes e outras doenças primeiro, pois isso pode normalizar seus níveis de testosterona.

Se você está com sobrepeso, a perda de peso pode ajudar.

Para homens com diabetes e baixa testosterona causada por distúrbios genéticos ou outras condições, seu médico pode recomendar terapia de testosterona.

Diabetes e baixo desejo sexual

Baixo desejo sexual (baixa libido) é o termo usado para descrever a falta de interesse em sexo.

O desejo sexual é diferente para cada pessoa e pode mudar ao longo do tempo, dependendo do que está acontecendo em sua vida. Algumas pessoas não estão preocupadas em ter baixo desejo sexual. No entanto, se você perde o interesse em sexo sem motivo aparente e isso é uma preocupação para você, conversar com um médico pode ajudar.

Como o diabetes pode causar baixo desejo sexual?

O diabetes pode causar baixos níveis de testosterona, o que leva ao baixo desejo sexual. Além disso, outros problemas às vezes causados pelo diabetes, como dificuldade em obter uma ereção, podem diminuir seu interesse em sexo.

Como o baixo desejo sexual é tratado em homens com diabetes?

O tratamento para o baixo desejo sexual em diabéticos varia de pessoa para pessoa.

Controlar os níveis de açúcar no sangue pode ajudar a melhorar o interesse sexual. Se você tem baixo desejo sexual devido à baixa testosterona, pode ser necessário tratamento com terapia de testosterona. Aconselhamento também pode ser útil para descobrir se há questões psicológicas ou de relacionamento que possam estar afetando seu interesse sexual.

A melhor maneira de lidar com o baixo desejo sexual é conversar com um médico.

Diabetes e ejaculação retrógrada

A ejaculação retrógrada ocorre quando o músculo na abertura da bexiga, que normalmente impede que o esperma entre na bexiga quando você tem um orgasmo, não fecha adequadamente. Isso faz com que o esperma flua de volta para a bexiga.

Se, quando você tem um orgasmo, você ejacula pouco ou nenhum esperma, a ejaculação retrógrada pode ser o problema. Sua urina também pode ficar turva quando você urina pela primeira vez após o orgasmo.

Como o diabetes causa ejaculação retrógrada?

Se você tem diabetes, os altos níveis de açúcar em seu sangue podem danificar os nervos e músculos que abrem e fecham o pescoço da bexiga (músculo esfíncter externo). Esse músculo geralmente impede que o esperma entre na bexiga quando você tem um orgasmo – então, se ele não estiver fechando adequadamente, o esperma flui de volta para a bexiga em vez de ser ejaculado.

Como a ejaculação retrógrada é tratada em homens com diabetes?

Se a ejaculação retrógrada é causada pelo diabetes, controlar os níveis de açúcar no sangue e fazer mudanças no estilo de vida podem ajudar. Muitas vezes, você não precisará de tratamento. No entanto, a ejaculação retrógrada pode tornar mais difícil para você ter um filho. Se você tiver ejaculação retrógrada e estiver tentando conceber, talvez precise da ajuda de tecnologias de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV).

Diabetes e balanite

A balanite é uma infecção comum que causa inflamação na cabeça do pênis (glande).

Quais são os sintomas?

Se você tem balanite, pode não conseguir puxar o prepúcio sobre a cabeça do pênis. Você pode sentir coceira, uma erupção cutânea, vermelhidão, inchaço ou secreção no pênis. Como esses sintomas também podem indicar outros problemas, é importante falar com seu médico.

Como o diabetes pode causar balanite?

Às vezes, após urinar, a urina fica presa sob o prepúcio. Se você tem diabetes, o açúcar em sua urina pode incentivar o crescimento de bactérias na área úmida sob o prepúcio, levando à infecção (balanite). Um dos grupos de medicamentos usados para tratar o diabetes também pode aumentar o risco de balanite.

Quais tratamentos existem?

Lavar o pênis e o interior do prepúcio com sabão e água morna é importante. Fale com seu médico sobre o controle dos níveis de açúcar no sangue, e eles podem prescrever antibióticos ou medicamentos antifúngicos para ajudar a resolver a infecção.

Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.

Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com