O que é a ginecomastia?
A ginecomastia, às vezes chamada de “peitos masculinos”, ocorre quando o tecido mamário masculino cresce mais do que o normal, resultando em uma massa elástica ao redor e atrás do mamilo1. Geralmente, a ginecomastia ocorre em ambos os lados do peito.
A pseudoginecomastia pode parecer semelhante à ginecomastia, mas é causada pelo aumento da quantidade de gordura no peito, em vez de tecido mamário.
A ginecomastia é comum em bebês, com até 9 em cada 10 recém-nascidos do sexo masculino apresentando a condição, geralmente por cerca de um mês após o nascimento.
Aproximadamente 1 em cada 2 meninos desenvolve ginecomastia por um tempo durante a puberdade, e até 2 em cada 3 homens com mais de 50 anos também podem ter a condição.
Sintomas da ginecomastia
Além do crescimento do tecido mamário, o próprio tecido mamário pode ser sensível para algumas pessoas com ginecomastia.
Causas da ginecomastia
A ginecomastia é causada pelos estrogênios (hormônios no corpo que promovem características femininas) agindo nas células do tecido mamário. Coisas que promovem os níveis ou a ação dos estrogênios, ou diminuem os níveis ou a atividade da testosterona (um hormônio que promove características masculinas no corpo), podem causar ginecomastia.
A ginecomastia em recém-nascidos do sexo masculino pode ser devida à transferência de estrogênios de suas mães durante a gravidez ou a um ajuste no equilíbrio de seus níveis hormonais após o nascimento.
Mudanças no equilíbrio de estrogênios e testosterona durante a puberdade são uma causa comum de ginecomastia em adolescentes do sexo masculino.
Conforme alguns homens envelhecem, seus níveis de testosterona podem diminuir, resultando em maiores efeitos de estrogênio.
Embora a maioria dos casos de ginecomastia seja variações normais na anatomia, também pode ser causada por:
- Algumas condições genéticas ou doenças
- Alguns medicamentos ou outras drogas
- O uso de alguns suplementos dietéticos ou medicamentos tradicionais ou complementares.
Para 1 em cada 4 homens com ginecomastia, a causa é desconhecida2.
Diagnóstico da ginecomastia
Seu médico geralmente poderá diagnosticar a ginecomastia realizando um exame.
Com base em seu histórico médico e nos resultados de um exame, seu médico pode solicitar alguns exames para encontrar a causa de sua ginecomastia ou descartar outras condições que possam alterar seu tecido mamário. Esses exames podem incluir ultrassom, raio-X ou exames de sangue.
Tratamento da ginecomastia
Como a maioria dos casos de ginecomastia são variações normais em sua anatomia e provavelmente se resolverão por si próprios (especialmente em bebês e adolescentes), o tratamento muitas vezes não é necessário.
Se sua ginecomastia for devida a medicamentos, outra condição de saúde ou alguma outra causa, seu médico pode sugerir que você faça alterações para que sua ginecomastia desapareça.
Essas mudanças podem incluir:
- Mudanças no estilo de vida
- Troca de medicamentos
- Tratamento de uma doença subjacente.
A cirurgia é possível para remover o tecido mamário por motivos estéticos1, mas raramente é necessária.
Se você estiver incomodado com a aparência da sua ginecomastia, usar uma camiseta justa por baixo da sua camisa pode torná-la menos óbvia.
Efeitos da ginecomastia na saúde
Se você tiver ginecomastia, ela pode ser um sinal de doença ou da necessidade de fazer algumas mudanças em seu estilo de vida.
A ginecomastia não aumenta o risco de câncer de mama em homens (embora a prevalência de ginecomastia e câncer de mama seja maior em homens com síndrome de Klinefelter)3.
Embora a ginecomastia seja comum, algumas pessoas se sentem envergonhadas ou ansiosas com relação ao seu peito. Pode ajudar conversar com familiares, amigos e parceiros, ou com um psicólogo ou orientador se você estiver se sentindo chateado.
O que fazer em relação à ginecomastia
A ginecomastia em bebês e adolescentes geralmente desaparece por si só, então se não desaparecer, você deve consultar seu médico a respeito.
Se você notar quaisquer mudanças ao redor ou atrás dos seus mamilos, é uma boa ideia pedir ao seu médico para verificar e se certificar de que não há motivo para preocupação.
Muitos indivíduos com ginecomastia não se incomodam com ela, mas vale a pena pedir ao seu médico para monitorá-la, pois quaisquer mudanças podem ser um sinal de algo mais.
Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.
Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.