O que é o líquen escleroso?
O líquen escleroso em homens, também conhecido como balanite xerótica obliterante (ou BXO), é um distúrbio da pele caracterizado por manchas brancas na cabeça e prepúcio do pênis.
O líquen escleroso afeta cerca de 1 em 250-1000 meninos (idade média de 7 anos) e até cerca de 1 em 1000 homens1.
Sintomas do líquen escleroso
Se você tem líquen escleroso, pode não ter sintomas ou pode experimentar:
- Alteração da sensação no pênis
- Coceira
- Dor durante a micção1.
Geralmente, a extremidade do prepúcio é branca e endurecida, o que pode levar a fimose ou parafimose1.
Causas do líquen escleroso
O líquen escleroso é geralmente causado pela irritação e inflamação de longo prazo do prepúcio e da cabeça do pênis. Com o tempo, a irritação e a inflamação podem levar ao acúmulo de tecido cicatricial1.
Assim como a balanite e a balanopostite, o líquen escleroso ocorre com mais frequência em homens não circuncidados. Isso sugere que a coleção de secreções e células da pele (esmegma) entre o prepúcio e a cabeça do pênis pode levar à irritação e inflamação que iniciam a doença1.
Em homens não circuncidados, a urina pode ficar presa entre o prepúcio e a cabeça do pênis, o que também pode levar à irritação da pele1.
O líquen escleroso está associado à obesidade, ao tabagismo e à doença cardiovascular. Também pode haver um componente genético no risco de líquen escleroso1,2.
Diagnóstico do líquen escleroso
O líquen escleroso geralmente é diagnosticado com base na aparência do seu prepúcio3. Se a circuncisão for necessária, o diagnóstico pode ser confirmado examinando o prepúcio em laboratório após a cirurgia.
Tratamento do líquen escleroso
O tratamento do líquen escleroso geralmente envolve a aplicação de creme esteroide por dois a três meses. Se isso não melhorar ou curar o seu líquen escleroso, pode ser necessário fazer uma biópsia para ajudar no diagnóstico adicional.
A circuncisão pode ser necessária se o seu líquen escleroso resultar em fimose ou parafimose.
Efeitos do líquen escleroso na saúde
O líquen escleroso raramente desaparece por si só. Se não tratado, o líquen escleroso pode piorar e causar fimose, parafimose, ereções dolorosas e problemas urinários que geralmente requerem cirurgia1.
O líquen escleroso está associado a um aumento no risco de câncer de pênis, que se desenvolve em 4-8% dos homens que têm a doença1.
Uma revisão anual pelo seu médico será necessária para acompanhar se o seu líquen escleroso retorna ou progride4.
O que fazer em relação ao líquen escleroso
A aparência de áreas brancas e endurecidas da pele no seu prepúcio ou na cabeça do pênis precisa ser avaliada pelo seu médico. Se o líquen escleroso for ignorado, você pode desenvolver complicações graves que afetarão sua função sexual e urinária, bem como sua saúde de maneira mais ampla.
Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.
Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.