O que é infertilidade masculina?

Um casal é considerado infértil se não conseguiu engravidar após um ano de relações sexuais frequentes e desprotegidas. A infertilidade masculina é usada para classificar a infertilidade quando a parceira feminina é conhecida como fértil.

Quão comum é a infertilidade masculina?

Estima-se que a infertilidade afete 8-9% dos homens e cerca de 15% dos casais na Austrália.

Geralmente, é aceito que, para casais que são inférteis:

  • Em cerca de 1 em cada 5 casos, a infertilidade masculina sozinha é a causa
  • Em cerca de 1 em cada 3 casos, a infertilidade feminina é a causa
  • Em mais de 1 em cada 3 casos, fatores tanto masculinos quanto femininos estão envolvidos.

Os números acima são baseados em dados antigos2 e não conhecemos a prevalência exata da infertilidade masculina ou a proporção da infertilidade do casal atribuível ao parceiro masculino3.

Sabemos que cerca de metade dos casais que não conseguem engravidar após 12 meses de tentativas conseguem engravidar naturalmente no ano seguinte, e cerca de 1 em cada 7 conseguem no ano seguinte4.

Causas da infertilidade masculina

A infertilidade masculina geralmente resulta de problemas com a espermatogênese. Isso pode ser devido a problemas hormonais, mau funcionamento dos testículos ou bloqueios no trato urogenital masculino.

A produção de espermatozoides nos testículos pode ser reduzida por:

  • Condições genéticas como a síndrome de Klinefelter
  • Varicocele
  • Inflamação ou lesão testicular
  • Doença grave
  • Testículos não descidos
  • Funcionamento hormonal anormal devido a genética, infecção, tumor canceroso ou não canceroso, ou como consequência de cirurgia
  • Terapia com testosterona
  • Uso indevido ou abuso de esteroides anabolizantes
  • Uso de opiáceos
  • Obesidade
  • Alguns medicamentos.
  • A função dos espermatozoides pode ser prejudicada por:
  • Fatores genéticos
  • Idade
  • Infecção ou inflamação no trato urogenital, que pode ser causada por bactérias sexualmente transmissíveis como a clamídia ou outros micro-organismos.

Anormalidades que resultam em algumas partes do sistema reprodutor masculino não se desenvolvendo completamente, como em homens com ausência bilateral congênita do ducto deferente, podem impedir o transporte de espermatozoides. Outros homens podem ter obstruções em seu sistema reprodutor devido a cicatrizes ou lesões acidentais durante cirurgias ou por razões desconhecidas.

Problemas de ejaculação e disfunção erétil podem ser causas de infertilidade masculina.

Fatores de estilo de vida, como o uso de álcool e tabaco, podem contribuir para a infertilidade, assim como participar de esportes de alta intensidade ou atividades que possam expor seus testículos a altas temperaturas (como saunas ou exposições ocupacionais).

Diagnóstico da infertilidade masculina

Para determinar a causa da sua infertilidade, seu médico geralmente solicitará uma análise de sêmen ou um exame de sangue para medir seus níveis hormonais. Eles podem testar infecções ou encaminhá-lo para fazer uma ultrassonografia para examinar a estrutura dos seus testículos e outros conteúdos escrotais. Em alguns casos, uma biópsia testicular pode ser necessária para o diagnóstico.

Tratamento da infertilidade masculina

A forma como a infertilidade masculina é tratada depende da sua causa4.

Se a sua infertilidade for causada por algum aspecto do seu estilo de vida, seu médico pode ajudá-lo a mudar seu comportamento. Se medicamentos para uma condição médica estiverem contribuindo para a sua infertilidade, eles também podem encontrar tratamentos alternativos.

Seu médico pode prescrever tratamento hormonal ou outros medicamentos para tratar sua infertilidade.

Procedimentos cirúrgicos podem ser realizados para reparar varicocele ou obstruções do trato urogenital se essas forem a causa da sua infertilidade.

Se o tratamento da sua infertilidade for mal-sucedido, as tecnologias de reprodução assistida (TRA) podem ajudá-lo e ajudar sua parceira a conceber.

Efeitos da infertilidade masculina na saúde

A infertilidade masculina está associada ao câncer testicular e à má saúde decorrente de várias doenças crônicas5, incluindo diabetes, doenças cardíacas e depressão6. Homens inférteis também têm um risco maior de morrer do que homens férteis5. Essas associações não significam que todo homem infértil desenvolverá doença ou morrerá precocemente, mas são um lembrete para cuidar de si mesmo e procurar seu médico se tiver alguma preocupação com a sua saúde.

Se você e sua parceira estão tentando conceber há um ano ou mais, mas não conseguiram, ambos devem visitar seu(s) médico(s). É possível que você ainda possa conceber naturalmente, mas iniciar investigações mais cedo, em vez de mais tarde, é o melhor. A fertilidade tanto masculina quanto feminina diminui com a idade.

Problemas de fertilidade podem ser fontes de grande estresse para ambos os parceiros, então você pode querer falar com seu médico sobre aconselhamento em casal para que você e sua parceira possam se apoiar da melhor maneira possível.

Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.

Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com