O que é o sistema reprodutivo masculino?
O sistema reprodutivo masculino é uma coleção de órgãos, glândulas e outras estruturas e tecidos do corpo que regulam o desenvolvimento e a função corporal, a sexualidade e a fertilidade.
Componentes do sistema reprodutivo masculino
- O cérebro
- O hipotálamo é uma região em forma de amêndoa na base do cérebro que regula a função corporal ao receber informações do cérebro e enviar mensagens ao sistema endócrino (o sistema de glândulas, hormônios e tecidos que regulam a função do corpo).
- Muitas outras partes do cérebro estão envolvidas na excitação sexual e no orgasmo1.
- A glândula pituitária
- A pituitária é uma glândula do tamanho de um grão de café que fica abaixo do hipotálamo. O hipotálamo e a pituitária estão conectados por um pedículo de tecido contendo vasos sanguíneos que transportam hormônios do hipotálamo para a pituitária.
- Os testículos
- Os testículos são dois órgãos em forma de ovo localizados nos lados esquerdo e direito do escroto, abaixo da base do pênis, fora do abdômen.
- Os testículos são de onde vêm os espermatozoides e onde a testosterona é produzida.
- Os epidídimos
- Há dois epidídimos, que ficam um pouco acima e atrás dos testículos.
- O epidídimo é um tubo conectado aos túbulos seminíferos do testículo. O epidídimo contém espermatozoides imaturos do testículo.
- Os ductos deferentes
- Há dois ductos deferentes, tubos com cerca de 2-3 mm de espessura, que se estendem das extremidades dos epidídimos até a glândula prostática.
- Cada ducto deferente carrega espermatozoides da extremidade do epidídimo em direção à glândula prostática.
- As vesículas seminais
- Há duas vesículas seminais, cada uma com cerca de 5 cm de comprimento, que ficam atrás e abaixo da bexiga urinária, à esquerda e à direita.
- Cada vesícula seminal se conecta ao ducto deferente quando este entra na glândula prostática.
- As vesículas seminais produzem cerca de 60% do fluido seminal e o liberam nos ductos ejaculatórios.
- A glândula prostática
- A próstata é uma glândula muscular, do tamanho de uma noz, localizada imediatamente abaixo da bexiga urinária.
- A próstata produz um fluido que contribui com cerca de um terço do volume do sêmen.
- Os ductos ejaculatórios
- Os ductos ejaculatórios transportam o sêmen (espermatozoides e fluido seminal) das vesículas seminais para a uretra, dentro da glândula prostática.
- A uretra
- A uretra é um tubo que se estende da base da bexiga até a ponta do pênis.
- A uretra transporta a urina da bexiga e o sêmen da próstata.
- Glândulas bulbouretrais
- Há duas glândulas bulbouretrais, do tamanho de ervilhas, localizadas nos lados esquerdo e direito da uretra, abaixo da glândula prostática, na base do pênis.
- As glândulas bulbouretrais produzem um fluido pré-ejaculatório, que é liberado na uretra.
- As glândulas bulbouretrais também são conhecidas como glândulas de Cowper.
- O pênis
- O pênis contém dois ‘tubos’ de tecido erétil, os corpos cavernosos, e um tubo esponjoso chamado corpo esponjoso.
- A glande (cabeça) está posicionada na extremidade do pênis e rodeia a abertura uretral.
- A glande é coberta pelo prepúcio, uma pele que protege a glande.
- O escroto
- O escroto é uma bolsa de pele sob a base do pênis que contém os testículos, epidídimos e a primeira parte dos ductos deferentes.
- O escroto permite que os testículos fiquem mais frios do que a temperatura central do corpo, o que é necessário para o desenvolvimento normal dos espermatozoides.
- Espermatozoides
- Células sexuais masculinas maduras.
- Sêmen
- Fluido ejaculado do pênis durante a atividade sexual; contém espermatozoides e outros fluidos dos testículos, próstata e vesículas seminais.
Como o sistema reprodutivo masculino é regulado?
O funcionamento bem-sucedido do sistema reprodutivo masculino requer um nível adequado de testosterona e produção de espermatozoides.
- O cérebro
- Para regular a reprodução, o hipotálamo produz o hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), que age sobre a glândula pituitária.
- A glândula pituitária
- Sob o controle do GnRH do hipotálamo, a glândula pituitária libera hormônio estimulante do folículo (FSH) e hormônio luteinizante (LH) na corrente sanguínea.
- Os testículos
- O FSH age sobre as células de Sertoli nos túbulos seminíferos nos testículos (juntamente com a testosterona) para estimular a produção de espermatozoides.
- As células de Sertoli dos testículos produzem e secretam um hormônio chamado inibina.
- O LH estimula a produção de testosterona nas células de Leydig dos testículos, que age sobre as células de Sertoli dentro dos testículos para apoiar a produção de espermatozoides e entra na corrente sanguínea para transporte por todo o corpo.
- Mecanismos de feedback
- As saídas do sistema reprodutivo masculino (testosterona e espermatogênese) retroalimentam o cérebro e a glândula pituitária para regular seus próprios níveis.
Efeitos do sistema reprodutivo masculino na saúde
Problemas podem ocorrer com cada parte do sistema reprodutivo masculino, e se algo der errado em uma parte, isso pode afetar a função em outra. Por exemplo, tanto a depressão (no cérebro) quanto a baixa produção de testosterona (pelos testículos) podem afetar a função erétil do pênis.
Partes do corpo que não fazem parte do sistema reprodutivo podem ser afetadas por uma função anormal do sistema reprodutivo. Por exemplo, se a produção de testosterona pelos testículos for baixa, seu humor e libido podem ser baixos, e seus ossos podem perder força.
Doenças que ocorrem em partes do corpo que não fazem parte do sistema reprodutivo também podem afetar a função reprodutiva. Como exemplos, doenças cardiovasculares podem afetar a função erétil e o diabetes pode afetar seus níveis de testosterona.
As páginas de Condições de Saúde do Homem Saudável têm informações sobre problemas que surgem no sistema reprodutivo masculino e em todo o corpo.
Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.
Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.