O que é o molusco contagioso?
O molusco contagioso é uma condição da pele causada pelo vírus do molusco contagioso, que geralmente resulta em uma coleção de até 30 pequenas elevações em forma de cúpula na pele, com tamanho de 2 a 5 mm. As elevações podem ser branco pálido ou ter uma cor amarela ou rosa e possuir uma “cova” ou “fossa” no centro1.
Em pessoas com função imunológica comprometida (por exemplo, em imunoterapia ou que têm lúpus, infecção pelo HIV ou câncer), pode haver muitos mais pontos espalhados pelo corpo ou os pontos podem se unir formando lesões muito grandes1.
O molusco contagioso afeta cerca de 1 em 50 australianos2. A infecção da pele ao redor dos genitais é mais comum em pessoas jovens sexualmente ativas1.
O molusco contagioso está entre as 50 principais causas de doenças em todo o mundo, afetando mais de 122 milhões de pessoas anualmente2.
Sintomas do molusco contagioso
O molusco contagioso normalmente resulta em pontos no rosto, pescoço, corpo e braços de crianças, como resultado do contato direto.
Em adultos, o molusco contagioso geralmente ocorre nos genitais e áreas circundantes após o contato de pele a pele durante o sexo1. Os pontos geralmente são indolores, mas podem causar coceira.
Causas do molusco contagioso
O vírus do molusco contagioso é transmitido entre pessoas por meio de contato direto ou transferência de toalhas compartilhadas ou outros itens usados durante o banho ou natação2.
Coçar as lesões pode infectar a pele próxima, causando a disseminação das elevações1,3.
Diagnóstico do molusco contagioso
Seu médico geralmente diagnosticará o molusco contagioso com base na aparência dos pontos e em suas respostas às perguntas.
Tratamento do molusco contagioso
O molusco contagioso desaparecerá por si só, mas leva cerca de 6 a 12 meses.
As elevações do molusco contagioso podem ser congeladas, “queimadas” ou removidas pelo médico, mas esses tratamentos são dolorosos e os pontos podem reaparecer, exigindo mais de um tratamento. Existem tratamentos que podem ser aplicados diretamente nos pontos (como peróxido de hidrogênio, iodo, óleo de árvore do chá, creme de imiquimode), mas não há evidências sólidas de que sejam eficazes1.
Efeitos do molusco contagioso na saúde
Enquanto você tiver molusco contagioso, é necessário evitar transmiti-lo para outras pessoas e espalhá-lo para outras partes do corpo. Isso significa que você deve manter os pontos cobertos e não compartilhar toalhas ou outros itens que entrem em contato com a pele afetada.
O uso de preservativos durante o contato sexual não previne a propagação do molusco contagioso4.
Uma reação imunológica ao molusco contagioso pode levar à vermelhidão ao redor dos pontos e os próprios pontos podem ficar escamosos. Essa condição, chamada dermatite de molusco, faz com que os pontos desapareçam1.
O que fazer em relação ao molusco contagioso
Se você notar quaisquer pontos ou protuberâncias em seus genitais, consulte seu médico para que possam fazer um diagnóstico preciso e descartar qualquer coisa séria.
É uma boa ideia fazer exames para outras doenças sexualmente transmissíveis se você tiver molusco contagioso nos genitais ou ao redor deles.
Você também deve:
- Informar a qualquer parceiro sexual para que eles possam fazer exames
- Evitar esfregar ou coçar os pontos, pois isso pode causar sua disseminação
- Cobrir os pontos para evitar o contato com outras pessoas.
Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.
Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.