O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata significa que há um crescimento potencialmente prejudicial de células na glândula prostática. O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer que afeta os homens australianos1. Há cerca de 19.500 casos de câncer de próstata diagnosticados a cada ano na Austrália, representando cerca de 1 em cada 770 homens australianos.

Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata geralmente não causa sintomas, especialmente nos estágios iniciais da doença.

Se os sintomas ocorrerem, os mais comuns são os sintomas do trato urinário inferior (LUTS), como um fluxo de urina fraco ou necessidade frequente de urinar2. No entanto, esses também são sintomas de um aumento benigno da próstata, portanto, se você tiver algum desses sintomas, não significa que tenha câncer de próstata.

Os sintomas do câncer de próstata que se espalhou geralmente incluem dor na pelve, quadris, costas e costelas.

Causas do câncer de próstata

O câncer de próstata resulta do crescimento anormal de células na glândula prostática. Geralmente, essas são as células que revestem os espaços glandulares onde o fluido prostático é produzido. Exatamente por que as células na próstata se tornam cancerosas é desconhecido.

A constituição genética de uma pessoa contribui para o risco de desenvolver câncer de próstata, como demonstrado por taxas mais altas em homens com histórico familiar de câncer de próstata, em alguns grupos raciais e étnicos e naqueles que possuem genes específicos3.

A incidência de câncer de próstata aumenta com a idade. O câncer de próstata é muito raro em homens com menos de 40 anos, mas a incidência aumenta drasticamente com a idade após os 50 anos3.

Diagnóstico do câncer de próstata

Seu médico realizará um exame digital da próstata (toque retal) e solicitará um exame de sangue para medir o nível de PSA (antígeno prostático específico). Ambos os testes são úteis para identificar pessoas com risco de câncer de próstata2.

Se o nível de PSA estiver mais alto que o normal, ou o toque retal revelar um nódulo anormal na próstata, seu médico o encaminhará a um urologista para mais testes com uma ressonância magnética da próstata. Se a ressonância magnética mostrar áreas suspeitas de câncer, você será encaminhado para uma biópsia da próstata.

O diagnóstico definitivo do câncer de próstata requer a análise microscópica de uma amostra de biópsia do tecido da próstata, coletada com uma agulha4.

Tratamento do câncer de próstata

Para indivíduos cujas vidas provavelmente não serão afetadas pelo câncer de próstata, como aqueles em idade avançada ou com doença de baixo grau, não receber tratamento pode ser a melhor opção para eles. Nesses casos, pode ser adotada uma abordagem de “esperar e observar”, que envolve monitorar regularmente o câncer e tratar quaisquer sintomas, mas evita os possíveis efeitos colaterais do tratamento do câncer.

A cirurgia ou a radioterapia são tratamentos eficazes para curar o câncer de próstata em homens com doença mais agressiva, mas localizada4.

Se o câncer de próstata se espalha para outras partes do corpo, a terapia de privação androgênica (ADT) é o tratamento usual em primeira linha. No entanto, o câncer pode se tornar resistente a esse tratamento ao longo do tempo. A terapia combinada com ADT e medicamentos quimioterápicos é frequentemente usada quando as metástases (câncer de próstata que se espalhou para outras partes do corpo) são generalizadas.

Prevenção do câncer de próstata

Não há muito que você possa fazer em relação à sua idade ou genética, portanto, a prevenção do câncer de próstata pode não ser possível. No entanto, uma dieta saudável, exercícios regulares e não fumar ajudarão a manter você saudável e reduzirão a probabilidade de desenvolver câncer de próstata avançado ou morrer por causa dele3.

Não há teste de rastreamento oferecido a todos os homens para identificar aqueles com maior risco ou com estágios iniciais da doença (como há para o câncer de cólon, por exemplo). No entanto, medir o nível de antígeno prostático específico (PSA) em uma amostra de sangue é comumente usado para ajudar a determinar a probabilidade de um homem ter câncer de próstata.

Se você está preocupado com o câncer de próstata, fale com seu médico sobre o teste de PSA para entender as implicações do exame.

Efeitos do câncer de próstata na saúde

Quase todos os indivíduos com câncer de próstata sobrevivem por pelo menos cinco anos após o diagnóstico. As taxas de sobrevivência de dez anos variam de 82% a 97%, dependendo do estágio do câncer de próstata. Homens diagnosticados com câncer de próstata de baixo grau têm maior probabilidade de morrer de outra causa4.

Se você for diagnosticado com câncer de próstata, aceitar o diagnóstico e tratar sua doença pode afetar sua saúde física e mental. Intervenções médicas, psicológicas e comportamentais podem ajudá-lo a lidar com esses efeitos.

O que fazer em relação ao câncer de próstata?

Um diagnóstico de câncer pode ser impactante, portanto, encontrar profissionais de saúde que possam ajudá-lo a entender a doença e seu impacto é importante. Existem muitas opções de suporte disponíveis5.

Se você tiver sintomas de câncer de próstata, isso não significa que você tenha a doença. No entanto, é importante conversar com seu médico para que eles possam descartar o câncer de próstata como a causa e ajudá-lo a gerenciar o que quer que esteja causando seus sintomas.

Mesmo que você não tenha sintomas, o câncer de próstata em estágio inicial pode estar presente. Se você estiver preocupado com o câncer de próstata, fale com seu médico sobre fazer o exame de sangue PSA, especialmente se tiver histórico familiar de câncer de próstata.

Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.

Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com