O que é deficiência de andrógenos?
A deficiência de andrógenos é uma condição médica causada por problemas na capacidade do seu corpo de produzir testosterona. Geralmente ou o sinal hormonal que avisa os testículos para produzir testosterona, ou a habilidade dos testículos de produzir testosterona, não está funcionando corretamente.
Os andrógenos são necessários para o desenvolvimento normal, saúde e bem-estar, portanto, a deficiência de andrógenos pode ter efeitos amplos.
Ter um nível de testosterona abaixo do normal não significa necessariamente que você tem deficiência de andrógenos. A baixa testosterona pode ser causada por doenças de curto ou longo prazo, como uma infecção ou diabetes.
A deficiência de andrógenos afeta entre 1 em 20 e 1 em 200 homens1,2.
Sintomas de deficiência de andrógenos
Se você tem deficiência de andrógenos, você pode:
- Ter falta de energia
- Ter baixa concentração
- Sentir-se deprimido
- Sentir-se fraco
- Ter massa muscular e força reduzidas
- Ganhar gordura
- Sentir-se esquecido
- Ter problemas para dormir à noite ou sonolência durante o dia
- Ter ereções menos frequentes do que o normal
- Ter baixo desejo sexual.
Sinais mais específicos de deficiência de andrógenos que seu médico pode procurar incluem:
- Testículos muito pequenos
- Ausência de espermatozoides, causando infertilidade
- Maturação sexual prejudicada, incluindo pelos faciais e corporais escassos
- Distribuição de gordura corporal mais feminina
- Ginecomastia e sensibilidade dos tecidos mamários também podem ocorrer.
Causas de deficiência de andrógenos
A causa mais comum de deficiência de andrógenos é uma condição genética chamada síndrome de Klinefelter, que passa despercebida em até 75% dos homens que a possuem4.
A deficiência de andrógenos é causada por problemas na produção de testosterona pelos testículos. Isso pode ser devido aos próprios testículos não funcionarem adequadamente (conhecido como hipogonadismo primário) ou porque há um problema na produção dos hormônios que controlam a função dos testículos (hipogonadismo secundário).
O hipogonadismo primário pode ser causado por anormalidades genéticas, testículos não descidos, lesões testiculares, alguns tipos de infecções (por exemplo, caxumba) ou outras doenças (por exemplo, hemocromatose).
O hipogonadismo secundário pode ser causado por algumas síndromes genéticas (por exemplo, síndrome de Kallmann), doenças ou lesões na glândula pituitária na base do cérebro.
Diagnóstico de deficiência de andrógenos
Seu médico precisará realizar exames para diagnosticar a deficiência de andrógenos. Isso geralmente começa com um exame de sangue.
Tratamento de deficiência de andrógenos
O tratamento da deficiência de andrógenos depende se é devido a hipogonadismo primário ou secundário.
O tratamento do hipogonadismo primário envolve terapia de reposição de testosterona usando cápsulas, injeções, adesivos cutâneos, cremes ou géis, e é muito eficaz para aliviar os sintomas da deficiência de andrógenos.
O tratamento do hipogonadismo secundário envolve cuidados médicos para lidar com a causa subjacente, muitas vezes com terapia de reposição de testosterona.
Efeitos da deficiência de andrógenos na saúde
Além dos sinais e sintomas listados acima, a longo prazo a deficiência de andrógenos aumenta suas chances de desenvolver osteoporose, o que aumenta o risco de fraturas ósseas. A deficiência de andrógenos também aumenta a probabilidade de ser diagnosticado com uma doença metabólica, como diabetes2.
O que fazer sobre a deficiência de andrógenos
Se os resultados dos seus exames sugerirem que você tem deficiência de andrógenos, seu médico o encaminhará a um endocrinologista ou urologista para confirmar o diagnóstico. Envolvendo especialistas adicionais garante que você receba o melhor tratamento possível e torna os medicamentos de que você precisará mais acessíveis.
Este conteúdo foi modificado a partir do Healthy Male: healthymale.org.au. Estas informações foram fornecidas apenas para fins educacionais. O conteúdo não tem a intenção de substituir um diagnóstico clínico ou um aconselhamento médico adequado de um profissional de saúde totalmente qualificado. A Healthy Male e a International Society of Andrology incentivam os leitores a procurar os serviços de um médico qualificado para quaisquer preocupações pessoais com a saúde.
Traduzido por Karine de Mattos, DMV, MSc, Université Laval, Canada.