O que é câncer de mama?
O câncer de mama é causado pelo crescimento anormal das células que compõem o tecido mamário. Os homens têm uma pequena quantidade de tecido mamário, então é possível que eles tenham câncer de mama, mas é uma condição muito mais rara em homens do que em mulheres.
É importante lembrar que a maioria dos nódulos mamários que ocorrem em homens não são câncer.
O câncer de mama em homens tem algumas semelhanças com o câncer de mama em mulheres, mas existem algumas diferenças biológicas que podem afetar a escolha dos tratamentos.
O câncer de mama ocorre em cerca de 12 homens australianos por milhão a cada ano2 e é responsável por cerca de um em cada 170 novos casos de câncer.
A incidência de câncer de mama em homens australianos está aumentando lentamente, com cerca de 165 novos casos esperados em 20214.
Sintomas do câncer de mama
O câncer de mama em homens é geralmente notado como um nódulo indolor atrás do mamilo e da aréola (o anel de pele pigmentada ao redor de um mamilo), pois é onde o tecido mamário é encontrado4.
Outros sinais de câncer de mama masculino podem incluir:
- Retração mamilar
- Uma ferida aberta (úlcera)
- Sangramento do mamilo (isso é raro).
Na maioria dos casos, o câncer de mama ocorre em apenas uma mama.
Causas do câncer de mama
A chance de contrair câncer de mama é afetada pela genética e idade.
O risco de câncer de mama dos homens é aumentado por:
- História familiar de câncer de mama
- Exposição à radiação
- Aumento da idade
- Condições que afetam o equilíbrio entre andrógenos e estrogênios (incluindo síndrome de Klinefelter, obesidade e tratamento estrogênico para câncer de próstata ou afirmação de gênero).
Diagnóstico do câncer de mama
Se o seu médico está preocupado que as alterações no seu peito podem ser câncer de mama, ele geralmente irá enviá-lo para um raio-X ou ultrassom e, às vezes, uma biópsia.
Tratamento do câncer de mama
A cirurgia para retirada do tecido mamário, mamilo e aréola costuma ser o primeiro passo do tratamento do câncer de mama em homens.
O tratamento com tamoxifeno (um medicamento que afeta a ação dos estrogênios) por pelo menos cinco anos após a cirurgia é comumente recomendado. A quimioterapia ou radioterapia é usada em alguns casos se houver uma possibilidade significativa de disseminação do câncer8,9.
Efeitos do câncer de mama na saúde
O acompanhamento em longo prazo é necessário para todas as pessoas que tiveram câncer de mama devido ao risco de recidiva9.
O câncer de mama é frequentemente diagnosticado em um estágio mais avançado em homens do que em mulheres. Por causa disso, os resultados podem ser piores para os homens do que para as mulheres. No entanto, quando pareado para a idade da paciente e gravidade da doença, o risco de morrer por câncer de mama não é diferente entre os sexos7.
O que fazer com o câncer de mama
Se notar alterações no peito, particularmente um nódulo no mamilo ou na aréola, consulte o seu médico imediatamente, porque o diagnóstico precoce do cancro da mama irá ajudá-lo a alcançar o melhor resultado.
Você não deve assumir que quaisquer alterações no tecido mamário são benignas.